Quem já buscou ou busca um lugar para morar e conhece as dificuldades de achar o fiador ideal, provavelmente já se perguntou se não existe uma solução melhor no momento de alugar um imóvel. Seguro Fiança avança na preferência dos inquilinos. Entenda os benefícios!
Por meio do seguro fiança, é possível ganhar agilidade no momento da negociação sem depender de terceiros ou ter que pagar um valor até três vezes mais alto que o próprio aluguel ao ter que realizar um depósito caução.
Assim, ao aliar praticidade, agilidade e segurança, o seguro fiança vem engatando um crescimento contínuo na preferência de proprietários e inquilinos como modalidade de garantia locatícia.
Entre as razões para essa evolução, já observada no mercado imobiliário há vários anos, estão os menores custos de contratação nos últimos anos devido à concorrência e a norma da Susep (atualizada pela circular 671/2022) que estabeleceu que a duração da política deve ser a mesma do contrato do período de locação.
Como funciona o Seguro Fiança?
Podemos resumir o seguro fiança como o tipo de garantia em que o inquilino paga um percentual do aluguel como forma de proteção ao locador contra a inadimplência e multas. As taxas costumam ser de 8% a 12% no residencial e de até 25% no comercial.
Confira os benefícios do Seguro Fiança:
Todo o trajeto na hora de achar o imóvel ideal é cansativo e ao optar pelo seguro fiança você elimina algumas etapas cansativas das seguintes maneiras:
- 1) O seguro garante ao locatário e ao locador que os aluguéis serão devidamente pagos acima de quaisquer imprevistos;
- 2) A figura do fiador se torna desnecessária. O seguro pode garantir ao locatário e ao locador que reformas como pinturas e outros danos incidentais estarão cobertos;
- 3) A necessidade de depósito caução se torna desnecessária, uma vez que o seguro garante o locatário e locador de todos os seus direitos, inclusive para casos extremos;
- 4) Possibilita maior agilidade na aprovação do contrato
- 5) Oferece consertos emergenciais e instalações 24 horas e gratuitos
- 6) Possibilita o parcelamento do custo do seguro
- 7) Oferece descontos em transportadoras conveniadas para fazer a mudança.
Além de todos os benefícios, financeiramente, o seguro fiança é mais viável do que o depósito caução, pois, além de ser um valor bem menor, pode ser parcelado em prazo semelhante ao de um contrato de locação.
Para o inquilino, a maior vantagem é a liberdade de escolher onde morar sem depender de outra pessoa. Essa flexibilidade permite que o locatário ainda tenha os benefícios agregados do seguro, como receber reparos de emergência e instalações 24 horas sem custo adicional.
Fonte:
https://imobireport.com.br/seguro-fianca-avanca-na-preferencia-de-inquilinos-e-proprietarios/